💵Distribuição de lucros

Saiba mais sobre a distribuição de lucros.

  • A distribuição de lucros (ou dividendos) é o valor dos lucros do negócio.

  • É calculada anualmente, no fechamento do balanço e posteriormente distribuída ao empresário ou aos sócios, de acordo com a participação no capital ou algum outro acordo entre as partes.

  • O lucro de uma empresa é apurado a partir da dedução das despesas fixas e variáveis, assim como dos tributos aplicáveis (receitas - despesas = lucro).

  • Desde que mantenha escrituração contábil regular e tenha apurado resultado positivo, o valor pode ser transferido para a conta de pessoa física do empresário ou sócio, sem a incidência de impostos.

  • Com base em balancete mensal devidamente escriturado, ao empresário ou sócio é permitido fazer a retirada mensal antecipada de lucros, registrada contabilmente sob forma de adiantamento.

Caso a empresa não esteja com todos os registros completos, ou seja, com a movimentação financeira, custos e despesas, receitas e qualquer movimentação realizada pela empresa registradas corretamente, todo o valor distribuído antecipadamente poderá ser considerado pró-labore pelo Fisco, incidindo assim contribuição previdenciária e cobrança de imposto de renda.

Last updated