❗Orientações iniciais
Algumas orientações para contratação de funcionários.
A empresa não poderá reter os documentos originais do profissional por mais de 5 dias, mesmo no caso de cópias autenticadas.
O contrato individual de trabalho:
Apesar de não obrigatório, é uma boa prática complementar os dados com um documento escrito, em que constem todas as condições.
Nessa linha, o contrato deve prever remuneração, jornada de trabalho, data de admissão, tipo de contratação, direitos e deveres das partes. Tudo isso deve ficar dentro dos tetos e pisos previstos em lei. Por exemplo, não é admitido contratar por menos de um salário-mínimo.
Lembre-se também de que é possível negociar tudo o que não for proibido pela legislação. Prêmios, comissões, planos de saúde e outros benefícios podem compor as cláusulas do contrato. Além disso, é uma boa oportunidade para informar as regras de conduta da empresa.
O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), conhecido como exame médico admissional:
É emitido após a realização dos exames de admissão, que são de responsabilidade e custo do empregador.
É obtido em uma clínica de exame admissional.
Está previsto no artigo 168 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
É necessário para a comprovação do estado de saúde do funcionário antes da sua efetivação na empresa.
Pode ser utilizado para efeito de comparação no caso de algum acometimento de doença do trabalho.
Devem ser repetidos com periodicidades que variam de acordo com idade, condições do funcionário e risco da profissão.
É através dele que se verifica a capacidade física ou mental do empregado, conforme dispõe o art. 168, I, da CLT.
Assim que informar a aprovação do profissional, é necessário entregar a ele ou enviar por e-mail a lista de documentos e as fichas/declarações para preenchimento, além das informações sobre o agendamento do exame médico admissional. Dessa forma, o novo funcionário ganhará tempo para separar e preencher tudo, comparecendo à empresa na data reservada para seu início com tudo o que foi solicitado.
É importante abrir um canal de comunicação em caso de dúvidas do profissional e acompanhar se ele compareceu à consulta, assim como verificar se todos os documentos e formulários foram providenciados.
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