Para que servem os documentos de admissão?

Descubra para que servem os documentos de admissão de um funcionário.

  • A parte final do processo de contratação de um funcionário demanda que ele envie uma série de documentos.

  • Apesar de ser uma etapa que às vezes é questionada como trabalho excessivo, há uma série de razões que justificam a necessidade dessa documentação.

  • Os registros civis servem para que a empresa identifique e conheça melhor o novo funcionário, além de ter acesso às suas informações básicas. Dados sobre dependentes financeiros também são importantes para cálculos de direitos trabalhistas, salário-família, IRRF, pensão alimentícia e no caso de inclusão nos benefícios concedidos pela empresa (convênio médico e odontológico, auxílio creche etc.).

  • A admissão de uma pessoa só pode ser efetivada a partir da apresentação dos dados contidos nas certidões e a regularidade da organização depende disso, pois a qualquer momento fiscais do Ministério do Trabalho podem realizar uma auditoria e é fundamental que a empresa cumpra as exigências para se enquadrar na lei.

  • Com a implantação obrigatória do eSocial nas empresas e envio automático das informações para os órgãos públicos envolvidos, é imprescindível conferir detalhadamente os dados obrigatórios e os documentos antes de lançá-los na plataforma. Apesar de custar um tempo precioso, a atenção total nessa etapa evita retrabalho e erros de digitação, para que se possa concluir o processo com eficiência. O prazo para envio dos eventos de admissão de funcionários no eSocial é o dia útil imediatamente anterior ao início da prestação de serviços, daí o motivo de se fazer a pré-admissão na plataforma antes mesmo do funcionário começar a trabalhar.

Last updated